domingo, 6 de janeiro de 2013

Continuação do manual do autista

6-segurança. Meu filho nao tem noção de perigo, geralmente sobe em lugares altos como cadeiras, mesas, armários sem olha a altura das coisas. O autista é muito ativo, dificilmente vai vê-los parados, falo do caso do autista médio e leve, geralmente autistas considerados graves, tem dificuldade de se locomover. Por isso tem que ser vigiado o tempo todo, as vezes sentam para mexer em algo, mais pouco tempo depois se locomovem para outro lugar é muito rápido. Uma vez eu estava na casa de uma Familia conhecida minha, e a dona da casa me disse pra deixar o Kairos brincando na varanda que nao tinha perigo, o portão estava fechado. Depois de 10 minutos uma mulher do lado de fora me perguntou se eu tinha um filho pequeno eu disse que sim! Ela falou: teu filho ta lá na esquina... Eu sai correndo e o Kairos estava 2 quarteirões da casa, havia fugido quando alguém passou e esqueceu o portão aberto. Fiquei com o coração na mão e vi que nao tinha mais como tirar o olho dele.
Tire qualquer tipo de liquido que seja prejudicial do alcance de seu filho, geralmente as crianças autistas nao tem muita noção  do que é pra comer e bebe e que não é! Eles são muito curiosos em tudo, colocam tudo na boca, cremes hidratastes, shampoos, sabonetes...o que for liquido eles viram pra dentro, por isso mantenha sempre em lugares de difícil acesso, nao coloque em armários baixos ou guarde os produtos na frente dele, são muito espertos e inteligentes, sempre dão um jeito de pegar o querem, fique atento!
Se tiver condição coloque uma grade na cozinha ou mantenha a porta fechada com chave para evitar acesso a cozinha e área de serviço, tranque também banheiros, eles gostam de água por isso quando são pequenos amam mexer em vasos sanitários, lixeirinhas de banheiro e entram dentro do boxe molhado para mexer no chão molhado.
Geralmente só choram ao se machucar se for muito grave, meu filho aparece com vários arranhões, porque cai com facilidade, o autismo prejudicou sua parte motora. Ele nao chora a maioria das vezes ao se machucar, as vezes choraminga e depois para, quando eu vou ver se ralou de sangrar e nem se quer alarmou ou foi em minha direção reclamar. Fique atento aos choramingos, se ele caiu e reclamou apenas um pouquinho, procure sempre ver se nao se machucou pra valer.
O autista e muito ansioso, muitas vezes engole sem mastigar os alimentos, ensine desde bebe a esperar ate a próxima colherada ou pedaço, sempre com muita calma de o tempo necessário para que ele possa mastigar devagar. Meu filho se engasgou varias vezes com pedaço de frutas e comida, e muito perigoso quando for dar algo sempre de em pedaços  pequenos ate ele ter o habito de mastigar bem antes de engoli.
Tire brinquedos, sapatos, objetos que possam fazê-los tropeçar do caminho que ele anda e corre geralmente. A falta de atenção e uma característica visível nos autistas, por isso nao olham muito para obstáculos, falo de crianças pequenas que estão iniciando tratamento.

7- Não trate o seu bebe como invalido, os autistas dependendo do grau, são muito inteligentes para aprender. Meu filho nao costuma me desobedecer quando digo nao, o eduquei como qualquer criança normal,é claro que exige mais paciência e persistência, mais eles podem aprender como qualquer criança limites e regras!  Não o isole do convívio de outras crianças e pessoas, eles podem ate nao brincar com outras crianças, mas se divertem ao ver outros brincarem. Meu filho ama ver as crianças correrem, contato que nao mexam com ele...rs, gosta de ver agitação de outras crianças.


Sem comentários:

Enviar um comentário