sábado, 5 de janeiro de 2013

Meu filho e seu mundo!

Apesar de haver vários tipos de autismo, todos são ligados a uma só realidade, autismo e a alteração que afeta a capacidade de comunicação da criança, socialização e comportamento. Vou falar de forma clara e vivida sobre como identificar o autismo em uma criança. através da vida do meu filho espero esclarecer duvidas para as mães de primeira viajem.
A primeira coisa que notei em meu filho, foi o problema na parte motora. Ele nao conseguia ficar sentado sozinho aos 10 meses, tinha o pescoço mole e nao conseguia ficar de pé, nem segurando nas coisas quando completou 1 ano. Levei ele no ortopedista e ele me falou que era porque ele tinha o pé chato, mais nao engoli muito isso. Já vi crianças de pernas totalmente arcadas e o pé que nem pé de pato...rs, seguras ao se levantar e se segurar nas coisas. A segunda coisa que notei em meu filho, era o choro descontrolado principalmente a noite. Ele chorava sem explicação durante Horas, dava remédio, comida, água e nada acalmava ele. Ficava a madrugada em pé sem saber o porque meu filho chorava tanto, levei ao pediatra, fiz todos os exames possíveis e dava que ele tinha uma saude de ferro, então eu pensava :porque ele chora sem conseguir parar?
A terceira coisa que notei foi que por mais que a gente gritasse chamando ele, ele nao se virava para olhar, caia as coisas perto dele e ele nem se assustava. Fiz o teste do ouvido e deu tudo normal, então porque ele nao  olhava? Todos achavam que era surdes, mais nao era. A quarta coisa que notei, foi a fixação por coisas com movimentos contínuos, ventiladores (principalmente os de teto), objetos que giravam, bolas... O deixavam meio que padarado no tempo, ele ficava com o olhar fixo e se desligava de tudo. Tudo isso notei antes dos 2 anos de idade!
Aos 2 anos percebi que ele havia perdido coisas que antes ele fazia como olhar para câmera fotográfica, ou falar poucas palavras... Ele começou a cantarolar o tempo todo, a rir sem explicação (rir de dar gargalhadas), o choro continuo sem controle (um choro de pavor e recentimento muito agressivo) este choro e tão intenso que chega a nos deixar encabuladas na frente das pessoas, porque parece que estamos maltratando a criança...rs, fome excessiva ( ele come o tempo todo), movimentos repetitivos e cansativos (giram em círculos, andam para lá e para cá o tempo todo), em vez de brincar com os brinqueles ele lambe, morde, desmontam geralmente os mesmo tipos de brinquedos ele escolhe qual gosta e fixa neles, nao pode ver água ( torneiras, vasos sanitários, baldes, piscinas, praias) ele ama água! Nao aponta para pedir, esfrega a cabeça em minha saia para sinalizar que quer algo, vive uma rotina que nao pode ser quebrada, senão fica frustrado e tristes (mau humorado).
Meu filho tem os 2 lençóis preferidos dele, se eu coloco outro ele abre o armário em busca do lençol que ele dorme, notei que ao viajar, chego numa casa diferente ele faz um escândalo por sair do seu território seguro, mais quando levo o bendito lençol e coloco sobre a cama que ele vai dormi, ele encontra segurança naquele lençol. Ultimamente deu para gostar de tocar em cabelos, fica quase uma hora assanhando o meu...kkk, nao pode sentar atras de nenhuma mulher que ele avança  no cabelo. Nao puxa ao so gosta de apalpa-los. Ama Musica, e o que o faz dormi e acalma muitas vezes em crise de raiva. Quando canto com ele encontro o caminho para entrar em seu mundo, ele me olha nos olhos e tenta cantar pequenas frases que lembram a Musica. Nao suporta que peguem nele, quando vai para o colo de alguém tenta sair e nao olha nos olhos das pessoas, sempre olhando pra baixa ou para os lados.
Apesar de ter todos estes sintomas, eleé hiper carinhoso e amoroso comigo, com o pai e com as pessoas que ele se indentifica. E muito sincero e grato pelo amor e carinho que dou a ele.

Este é o Kairos, estou aprendendo a cada dia sobre o seu mundo e o amando mais e mais!

1 comentário: