sábado, 5 de janeiro de 2013

Dicas para facilitar sua vida com autista!

Dicas para facilitar sua vida com seu bebe especial!
1- a primeira pessoa a se conformar com o problema tem que ser vc Mamae, seu filho nao poderá avançar se você não aceita-lo da maneira que ele é! Lembre-se que apesar dele ser uma criança diferente, continua sendo seu filho para amar e proteger!
2- não tenha vergonha de dizer que seu filho é autista para as pessoas que convivem com vc, para os de fora difícil notar, mais para os que vivem em redor da criança é estranho e precisa ser justificado para que entendam seu comportamento. Vou dar um exemplo: meu filho pegou no cabelo de uma menininha na salinha da igreja, é uma mania dele, ele não puxa só gosta de  tocar, mas a professora que nao o conhecia segurou sua mão e o repreendeu, eu expliquei para ela que ele era especial e automaticamente ela me pediu perdão. As vezes nos sentimos envergonhados porque nao expomos o problema, é muito melhor justificar do que se calar, experiência própria, é um peso que sai dos nosso ombros.
3-refaça sua rotina, agora  é a rotina do seu bebe que tem que ter preferencias. O autista se sente seguro com uma vida de rotina, ou seja, toda criança é mais feliz com rotina, mais isso é uma necessidade  que não pode faltar na vida de um autista! Quando saem da rotina se sentem perdidos e se deprimem, ou seja, mais fácil ter ataque de choro e raiva. Estabeleça horários para tudo, hora de acordar e dormi, horários de Refeiçoes e lanchinhos, horários de banho e passeios. Procure leva-lo para passear em poucos lugares diferentes, pois o autista gosta de lugares comuns onde sempre freqüenta com freqüência, nao são muito fãs de mudanças . Manter a rotina e essêncial para um autista se vc sair de sua rotina ele de alguma forma ira cobrar isso. Exemplo: meu filho tem o horário de banho dele, quando deixo passar o horário, ele fica atras de mim choramingando e quando abro a porta do banheiro ele vai direto para debaixo do chuveiro desligado mostrando que quer tomar banho, e ele só tem 2 aninhos e 8 meses.
4- O falta de paciência e a agitação do nervosismo tem que deixar de existir. O ambiente que o autista vive vai dizer quem ele vai ser. Assim como toda criança que vive em ambientes de estres vivem estressadas, o autista tende a ficar o dobro. Ele nao tem controle de suas emoções, quando chora demora para se acalma, é importante que vc nao o toque nos primeiros 15 minutos de frustração, quanto mais tentar acalmar o autista mais ele fica nervoso, não gosta de ser tocado, sempre lembrasse disso! Depois de 15 minutos se ele não se acalmar, procure algo que ele goste muito (Musica, comida, um brinquedo, um desenho...) e ofereça a ele sem falar nada e se afaste para ele se acalmar. Geralmente são momentos estressantes e demorados, mais depois voltam ao normal como se nada tivesse acontecido. Isso no caso de choro de episódio  de raiva. Se ficar irritada se afaste vá para um lugar tranquilo, respire fundo e volte para tentar acalma-lo. Nao tente acalmar um autista sem antes estar bem tranguila.
5- O autista tem dificuldade de interagir com outras crianças, é preciso entrar no mundo deles para poder ajuda-los a se desenvolver. Apesar de a terapia ocupacional ajudar muito, nós pais temos que ajuda-los todos os dias, já que eles se abrem melhor conosco por que confiam em nos.  sempre que meu filho me da atenção viro criança para poder ajuda-lo a sair do seu mundo. Eu corro., pulo, canto, danço...não me sinto mais na idade pra isso..kkkk, mais faço pelo meu filho. Fico tão satisfeita ao vê-lo retribuindo as brincadeiras, ele termina o dia rindo a toa e muito feliz. A vida do autista e muito solitária, eles se sentem só mais nao conseguem mudar esse tipo de atitude porque isso faz parte deles, mais quando encontram um Porto "seguro", uma pessoa que eles possam confiar, não importa a idade que eles estejam, ficam muito felizes. Se lembre que um autista nao tem a capacidade de sentir emoções visuais, a maioria nao sabe dizer quando uma pessoa esta sorrindo de alegria ou chorando de tristeza, é mais fácil eles demonstrarem seus sentimentos em ações!
Continua no próximo comentário.....

Sem comentários:

Enviar um comentário